Matérias

imagem

Matérias

Acompanhamento para churrasco: 7 pratos que não podem faltar

Por Minha Receita

Churrasco é a paixão de muitos brasileiros e os acompanhamentos para churrasco também! Quem não adora degustar uma farofa de bacon crocante e quentinha? Ou o molho vinagrete com um toque de pimenta? Há quem não dispense o famoso salpicão de frango e até as saladas que equilibram o prato recheado de picanha, linguiça, coração e costela. Todos esses acompanhamentos – e mais alguns deliciosos que listamos abaixo – fazem a diferença na hora de saborear as peças escolhidas com gosto para a ocasião. Além disso, eles podem servir de entrada ou aperitivo enquanto as carnes estão na grelha. A seguir, você confere 7 pratos que não podem faltar na mesa do churrasco!

1. Farofa para churrasco pode ser feita com bacon e linguiça calabresa

Uma boa farofa pode deixar o churrasco em família ainda mais gostoso. Para diferenciar o prato, vale transformar a farofa simples, feita apenas com farinha de mandioca e cebola refogada, em uma farofa com bacon picadinho, linguiça calabresa e ervas. A sugestão do Minha Receita é o Bacon em Fatias Seara Gourmet, que é defumado e tem muito mais sabor devido ao tempo superior de cura. Além disso, ele é perfeito para quem não tem tanta habilidade na cozinha, já que o produto vem em porções padronizadas. É só fritar o bacon e misturar à farinha. Por fim, experimente acrescentar à farofa um mix de ervas e especiarias, como alecrim, pimenta-do-reino e orégano. Pode apostar: essa mistura deixa qualquer churrasco excepcional!

2. Pão de alho gourmet pode ganhar recheio de queijo e cremosidade com requeijão

O famoso pão de alho tem presença registrada nos churrascos brasileiros e para muita gente – principalmente veganos e vegetarianos – ele chega a ser a estrela da ocasião! É que o aperitivo se transformou em um acompanhamento muito mais saboroso do que apenas um pão recheado de creme de alho: essa iguaria pode ganhar um recheio de queijo e ervas, como salsa, alecrim ou manjericão, para um sabor mais excêntrico. Se gostar de um sabor picante, adicione pitadas de pimenta-do-reino e pimenta calabresa. E se preferir que o pão de alho fique ainda mais cremoso, recheie com requeijão ou purê de batata antes de levar à churrasqueira.

3. Linguiça cuiabana tem pedaços de queijo coalho para um churrasco suculento

Linguiça é um dos pratos principais do churrasco, mas que tal apostar em uma versão gourmet para servir de acompanhamento? A linguiça cuiabana, por exemplo, vai surpreender seus convidados: ela é produzida com carne de pernil, temperada com especiarias naturais e recheada com pedaços de queijo coalho. A mistura deu água na boca? Experimente a Linguiça Cuiabana Seara Gourmet, que vem pronta para você colocar na churrasqueira e petiscar!

4. Saladas para churrasco dão frescor à degustação das carnes

Saladas são bem-vindas para equilibrar e dar frescor à degustação das carnes que saem da grelha, principalmente se o churrasco é no horário do almoço. Para elas, não existe regra: um mix bem variado de folhas, como alface roxa, alface americana, agrião e rúcula agrada à todos. Legumes crus e cozidos, como cenoura, beterraba e batata também são ótimos acompanhamentos e podem ser cortados em cubinhos ou em tiras finas. 

Outro tipo de salada muito bem aceita é a salada de maionese, que é superfácil de preparar: a receita leva legumes picados, como batata e cenoura, milho, salsinha, sal e pimenta. Basta misturar os ingredientes com maionese e servir gelado. Perfeita para acompanhar uma costelinha de porco feita na brasa em um churrasco de verão!

5. Molho para churrasco: vinagrete de azeitonas é acompanhamento indispensável para carnes suínas

O molho vinagrete, também conhecido como molho à campanha, é aquele item tem-que-ter de todo churrasco! Ele eleva o sabor tanto das carnes bovinas escolhidas para a grelha quanto da linguiça e até mesmo das carnes de porco – inclusive, o nosso vinagrete de azeitonas da receita de Lombo Gourmet é extremamente saboroso!

Para preparar, bastam 5 minutos: corte bem picadinhos alguns tomates, azeitonas sem caroço e cebolas e tempere-os com azeite de oliva, vinagre e sal. Aproveite e pique também uma pimenta-dedo-de-moça, que tem tudo a ver com churrasco e garante um toque picante às peças. Está pronto para servir!

6. Molho de alho para churrasco: aprenda a fazer o acompanhamento caseiro 

Assim como o pão de alho, o molho de alho não pode faltar na mesa de churrasco. A dica é servir em pequenas tigelas, estilo ramequins ou bowls, para que seus convidados belisquem as carnes durante o churrasco. O segredo para deixar o molho de alho cremoso é usar iogurte natural na receita. Para fazer, basta misturar 2 cabeças de alho picadas e amassadas, 1 colher de sopa de azeite extra virgem, ½ xícara de chá de maionese, ½ xícara de chá de iogurte natural, sal e pimenta-do-reino a gosto. 

7. Salpicão de frango ou de presunto defumado para completar o churrasco

Leve, saudável e cheio de cores bonitas, o salpicão é prato tradicional no Brasil! Aqui no Minha Receita, já preparamos até mesmo 10 dicas exclusivas para preparar o salpicão de frango perfeito, e o legal do prato é que não há regras para prepará-lo (ele só não pode faltar na mesma do churrasco!). Os ingredientes mais comuns do salpicão são a maionese e o frango desfiado bem temperado, que também pode ser substituído por um presunto defumado para um sabor ainda mais gostoso. Junto à essa base, é só misturar cenoura, tomate, palmito, milho, ervilha, azeitona, presunto cozido e alguns alimentos adocicados, como maçã e uva-passa. Para finalizar, adicione batata palha por cima e é só degustar!

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

12.abr

Carne Suína

Como fazer barriga de porco: na panela de pressão, no forno e frita

12.abr

Carne Suína

Como fazer torresmo crocante

12.abr

Carne Suína

Conheça os principais tipos de linguiça para experimentar e variar nas receitas

8.abr

Carne Suína

Bisteca de porco frita: 3 dicas para deixar a carne macia e suculenta

Mais Matérias