Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Carne ao ponto: saiba como identificar características

Por Minha Receita

5/5 - (1 voto)

A carne ao ponto é o preparo preferido de muita gente: fica bem na média de suculência, maciez e temperatura. Ela é mais cozida que a mal-passada e menos que a bem-passada, trazendo um equilíbrio entre o cozido e o cru. Por ficar no meio-termo, porém, muita gente tem dificuldade em acertar e/ou identificar o ponto exato. Para descobrir isso, você deve prestar atenção a alguns detalhes bem específicos que a peça apresenta. Confira a seguir as principais características da carne ao ponto para não errar mais!

Qual é a cor da carne ao ponto?

A carne ao ponto tem as bordas bem cozidas e grelhadas, enquanto o seu centro é mais rosado. Isso acontece porque ela fica mais tempo na grelha, ultrapassando o ponto do mal-passado, mas não chega a ter a parte interna cozida totalmente. 

Como deve ser a textura da carne ao ponto?

Além da cor mais escura nas bordas e rosada no centro, a carne ao ponto tem uma textura de resistência média. Isso quer dizer que ela é macia ao toque, mas não tanto quanto a mal-passada. Apesar de ter uma certa resistência, não chega perto da bem-passada, que é naturalmente mais dura. Resumindo: a carne ao ponto tem uma textura que fica no meio-termo entre o macio e o duro. 

carne ao ponto sendo fatiada em uma tábua de madeira.

Qual a temperatura da carne ao ponto? 

Uma das melhores formas de como saber se a carne está ao ponto é através da temperatura, pois cada grau de cozimento tem uma média bem estabelecida. Quanto maior o número, mais bem-passada ela é. A temperatura da carne ao ponto fica entre 58ºC a 62ºC no centro.

Qual é o sabor da carne ao ponto? 

O sabor da carne ao ponto varia de acordo com a peça que está sendo preparada, mas, no geral, ela apresenta uma boa suculência. A Picanha Maturatta, por exemplo, tem um sabor marcante e traz uma deliciosa capa de gordura ao longo de toda a peça, garantindo um toque suculento natural que é aprimorado ainda mais quando preparada ao ponto. O mesmo vale para o Bife Ancho Maturatta, que possui uma boa quantidade de gordura entremeada capaz de promover ainda mais maciez e intensidade para a peça. 

Como saber se a carne está ao ponto?

A primeira técnica para descobrir se sua carne já está ao ponto é usar o termômetro para medir o centro. Se estiver na média apresentada, já está pronta. Caso você não tenha um termômetro, porém, você pode descobrir o grau de cozimento através do toque. Após assar/grelhar a Picanha Maturatta ou qualquer outra peça, toque a carne e sinta a textura. Ela deve ter uma resistência parecida com a do músculo na base do seu polegar quando você o toca no dedo médio. Além dessas técnicas, basta observar as características da peça e ver se estão de acordo com as mencionadas anteriormente.

Veja também: Como acertar os pontos de carne no churrasco

Quanto tempo demora para cozinhar a carne ao ponto?

O tempo que se leva para cozinhar a carne ao ponto varia de acordo com alguns fatores, sendo a espessura e o método de cozimento os mais relevantes. Existem alguns cortes que precisam ser cortados em fatias mais espessas, como é o caso da Picanha Maturatta por apresentar uma boa capa de gordura. Nesses casos, o cozimento pode acabar demorando um pouco mais. 

O modo de preparo também influencia bastante no tempo para cozinhar. Normalmente, a peça feita no forno demora mais para chegar no ponto desejado do que quando é feita na grelha. Isso acontece, principalmente, porque a carne no forno precisa ser preparada em peças maiores para evitar o ressecamento. Mas afinal: quanto tempo demora para cozinhar a carne ao ponto? Levando em conta uma peça com cerca de 2 cm de espessura em uma churrasqueira tradicional, o tempo médio é de 4 a 5 minutos. 

Fatias de carne vermelha mal passada com sal grosso e batatas assadas.

Como fazer carne ao ponto?

Para fazer a carne ao ponto, comece sempre cortando a peça em bifes na espessura desejada. No caso da Picanha Maturatta, você pode fazer cortes com cerca de 1,5cm a 2cm de altura. Depois, tempere a carne como desejar dos dois lados (sal e pimenta-do-reino são temperos para carne que nunca falham!). Na hora de botar a carne na grelha, opte por deixar os bifes próximos à região mais quente. Isso ajuda a grelhar bem por fora enquanto mantém o centro mais rosado. 

Veja também: Como cortar picanha do jeito certo?

Descansar a carne é truque para acertar no cozimento

Quer deixar sua carne ao ponto mais suculenta? Depois de cozinhar, deixe-a descansar por cerca de 5 minutos antes de cortar em tiras. Se você fatiar logo após remover do fogo, é provável que algumas partes da peça fiquem ressecadas. Porém, se você esperar esses minutinhos, dá tempo suficiente para os líquidos da própria carne se redistribuírem pela peça, garantindo que ela fique bem molhadinha por completo. Assim, você tem uma carne ao ponto, suculenta e altamente deliciosa!

Deixe um comentário


5/5 - (1 voto)

Ver mais:

Dicas de Cozinha Churrasco Friboi Para Almoço e Jantar zWebedia

Matérias relacionadas

Dicas de Cozinha

Confira outras matérias

Feijão preto e feijão arioca em um prato de madeira.
24.Mar

Dicas de Cozinha

Feijão carioca x feijão paulista: entenda definitivamente a diferença entre eles

Duas metades de berinjelas recheadas com carne moída e muçarela dispostas em um prato branco.
24.Mar

Bovinos

Receita de berinjela: 7 pratos para aproveitar o vegetal que melhora a anemia e o colesterol

Bolo de cenoura inglês servido em um prato de sobremesa.
24.Mar

Dicas de Cozinha

Carrot cake: conheça o bolo de cenoura inglês que tem uma cobertura diferente

Uma refrescante salada com camarões suculentos e abacate cremoso, dispostos em uma tigela. Os ingredientes coloridos e frescos criam uma imagem apetitosa e saudável, perfeita para ilustrar receitas leves e nutritivas.
23.Mar

Acompanhamento

Receitas com abacate: 5 pratos saudáveis ​​e deliciosos

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.