Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Como cozinhar couve flor: dicas para deixar a hortaliça al dente

A couve flor é um vegetal de sabor suave

Por Minha Receita

5/5 - (1 voto)

Você sabe como fazer couve flor? Rico em nutrientes, a couve flor é um vegetal muito popular na mesa dos brasileiros.  Apesar de ter um sabor forte, quando cozida, a couve flor adota um sabor suave, podendo complementar uma série de pratos. Ele é um acompanhamento perfeito para um almoço rápido e saudável ou para um jantar leve durante a semana. 

No entanto, a couve flor possui uma textura delicada e macia, o que exige um certo cuidado na hora do cozimento para que ela não se desmanche ou fique mole demais. Confira a seguir como cozinhar a couve flor para que ela fique al dente. 

Quanto tempo se cozinha a couve-flor?

Não tem nada mais frustrante do que comer um legume murcho e sem textura nenhuma. Isso geralmente acontece quando os legumes ultrapassam o tempo de cozimento adequado, o que acaba mudando completamente o paladar do vegetal – e no caso da couve flor não seria diferente. 

Para se ter uma couve flor al dente, o segredo é o tempo de cozimento do vegetal. A melhor forma de cozinhar a couve-flor para obter essa textura é no vapor, mas ela também pode ser preparada de outras formas. Veja a seguir o tempo de cozimento da couve flor, de acordo com o seu preparo:

  • Couve flor no vapor: cerca de 5 a 7 minutos
  • Couve flor na água: cerca de 3 a 5 minutos
  • Couve flor refogada: cerca de 8 a 10 minutos
  • Couve flor no forno: cerca de 20 a 25 minutos

Como cozinhar couve-flor para não ficar escura?

Como dito anteriormente, a couve flor é muito delicada, especialmente os floretes, a parte mais sensível desse vegetal. Por essa razão, os floretes tendem a estragar com facilidade, adotando uma coloração escura em alguns pontos. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), essas manchinhas pretas indicam que a couve flor está apodrecendo e não deve ser ingerida.

Para que a couve flor dure mais tempo sem apodrecer, é importante armazená-la adequadamente na geladeira. A melhor forma de fazer isso é branqueando a couve flor, mas como fazer isso? Em uma panela com água fervente, mergulhe a couve flor já picada durante dois minutos. Isso ajuda a manter a cor, o sabor e a textura da couve flor, além de evitar o escurecimento. 

Depois de imergir em água quente, retire os vegetais imediatamente e os coloque em uma tigela com água e gelo para interromper o cozimento da couve flor. Logo após, coloque os vegetais para escorrer e armazenar. Na geladeira, a couve flor branqueada dura aproximadamente 5 dias. Contudo, você também pode congelar legumes por cerca de 6 meses, desde que ele tenha passado pelo processo de branqueamento. A couve flor grano da Swift, por exemplo, é congelada fresca e mantém todo o sabor e os nutrientes desse vegetal. 

Qual a melhor forma de consumir a couve-flor?

Existem várias maneiras de consumir a couve flor: crua, cozida no vapor, refogada, assada ou até mesmo em forma de purê. O talo da couve flor, por exemplo, é perfeito para fazer um  purê. Mas qual a melhor forma de consumir a couve-flor? 

De maneira geral, a melhor forma de consumir legumes e verduras é no vapor, pois algumas vitaminas podem se perder quando cozida na água. Mas para cozinhar legumes no vapor, o ideal é ter uma panela específica para isso. O mesmo vale para a couve flor cozida no forno, pois a exposição prolongada ao calor também pode degradar alguns nutrientes. 

Vejas as melhores receitas com couve flor 

Comer a couve flor cozida sem nenhum acompanhamento é uma delícia, mas existem várias receitas deliciosas para preparar com esse vegetal. Confira a seguir algumas receitas irresistíveis com couve flor: 

Deixe um comentário


5/5 - (1 voto)

Ver mais:

Dicas de Cozinha Swift zWebedia

Matérias relacionadas

Dicas de Cozinha

Confira outras matérias

leite condensado dentro de pote branco redondo
25.Mar

Dicas de Cozinha

Já tentou fazer leite condensado caseiro? O preparo é muito simples e rende bem mais!

Salada de macarrão gravatinha servido com cenoura, milho e Levíssimo Seara em uma tigela redonda larga, com as bordas marrom. A tigela está em cima de um guardanapo laranja e branco quadriculado, em cima de um jogo americano feito de material parecido com sisal.
25.Mar

Bovinos

6 ideias de jantar leve e saudável para quem tem a rotina corrida 

Porção de pães de queijo dispostos em um prato escuro, sobre uma superfície de madeira clara. Os pães de queijo têm uma aparência dourada, com casca levemente craquelada, típica de quando assados. Alguns apresentam pequenas manchas mais douradas, indicativas do queijo derretido. Ao lado do prato, à direita, há um pano de cozinha dobrado, de cor cinza.
25.Mar

Dicas de Cozinha

Receita de pão de queijo com tapioca e mussarela viraliza na web. 

25.Mar

Dicas de Cozinha

Esse cuscuz de frigideira é o café da manhã que você precisa; veja a receita!

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.