img-facebook

Matérias

Matérias

Farofa de Natal: 5 dicas para escolher a preferida para a ceia

Escolha a melhor receita para acompanhar os pratos da ceia

Por Minha Receita

Já escolheu a melhor receita de farofa de Natal para a sua ceia? As receitas de farofas para o Natal são diversas e, por isso, fica cada vez mais difícil escolher apenas uma para complementar o cardápio da ceia de Natal.

Enquanto uma farofa de Natal simples se destaca como acompanhamento de pratos que têm muito sabor por si só, uma farofa de Natal com bacon ou uma farofa de natal especial fica muito bem ao lado das proteínas principais, como peru e pernil, além de acompanhar salpicão de frango e a salada natalina da ceia.

Para te ajudar a escolher a melhor receita para acompanhar os pratos para o Natal, separamos 5 sugestões diferentes e bem saborosas. Dá uma olhada nas dicas!

1. Farofa para a ceia de Natal com amêndoas, castanhas e pistache é a opção para inovar na ceia

Nossa receita de farofa de amêndoas e pistache pode ser usada tanto para rechear o peru, como para complementar o prato e tem um preparo bem simples. Não à toa, ela foi escolhida para acompanhar a receita de Peru Assado com Manteiga e Ervas Seara Recheado com Farofa, Legumes e Purê de Batatas com Queijo. Confira como fazer:

Margarina cremosa com sal Doriana 500g

Margarina cremosa com sal Doriana 500g

Modo de preparo:

1) Basta  refogar 1 cebola picada com 200g de margarina Doriana Cremosa com Sal, juntar as castanhas, as amêndoas e o pistache, acrescentar 250g de farinha de mandioca torrada e mexer até que a farofa comece a dourar. É o acompanhamento perfeito para o peru de Natal ou pernil de porco.

2. Receita de farofa para o Natal com bacon em cubos, ervas e especiarias é tradicional e deliciosa

Se o objetivo for impressionar os convidados na noite de Natal, vale a pena preparar uma farofa de bacon especial, com pão de forma, ervas e especiarias. Embora já seja considerado um acompanhamento tradicional na mesa da ceia, seu preparo agrega um sabor suculento às receitas natalinas e pode ser feito de diferentes maneiras. Aqui, nós separamos uma receita de Farofa de Bacon com Pão de Forma, Ervas, Especiarias e Chips de Parmesão, que leva bacon em cubos defumados e outros ingredientes saborosos no preparo. Veja como fazer:

Modo de preparo:

1) Preaqueça o forno a 220 ºC. Em uma assadeira untada com manteiga, disponha o Bacon Cubos Seara Gourmet e leve ao forno até dourar, mexendo de vez em quando para que todos os lados dourem por igual;

2) Retire do forno e abaixe a temperatura para 200 ºC; 

3) Pique o pão de forma grosseiramente e, em um processador de alimentos, bata até formar uma farofa grossa;

4) Na assadeira do bacon, disponha metade do pão triturado, regue com margarina Doriana Cremosa com Sal derretida, junte as ervas, cubra com o restante do pão e regue com mais margarina. Leve ao forno por 30 minutos (ou até a farofa de bacon ficar dourada), mexendo de tempos em tempos e, para que a farofa fique bem molhadinha, adicione mais margarina durante o processo; 

5) Retire do forno, espere esfriar e prepare o chips de parmesão para acompanhar: basta aquecer uma frigideira fina e rasa em fogo baixo, salpicar uma camada fina de queijo parmesão ralado e leve ao fogo até dourar levemente. Retire com cuidado do fogo e deixe esfriar completamente sobre uma grade ou prato. Por último, quebre o disco de parmesão grosseiramente e está pronto.

3. Farofa de frutas secas com banana da terra: o sabor adocicado ideal para acompanhar o tender bolinha

Que tal preparar uma farofa de Natal com um sabor mais adocicado para servir como acompanhamento de um dos pratos principais da ceia natalina? Para complementar uma receita com carne suína, por exemplo, nossa dica é apostar na farofa de frutas secas e incrementar o prato com pedaços de banana-da-terra grelhada. Já o prato principal pode ser o Tender com Molho de Maracujá do nosso site, que costuma colecionar muitos elogios em todos os tipos de celebrações: desde uma grande ceia de Natal – com amigos e familiares – a uma reunião mais intimista.

4. Como fazer farofa de Natal especial: aposte em um preparo diferente e complemente diversas receitas natalinas com carne de porco

Para fazer uma farofa de Natal especial, com cebola, alho, salsão, cenoura e pedaços de bacon crocante, vale a pena dar uma olhada no modo de preparo da receita de Pernil Temperado Seara Gourmet com Batatas Confit e Farofa Rica. Servida como acompanhamento do pernil de porco, nessa receita a farofa de Natal é feita com batatas assadas no lugar da farinha de mandioca. Veja como fazer:

Modo de preparo: 

1) Refogue 1/2 xícara de cebola picada, 1/2 xícara de salsão picado, 1/2 xícara de cenoura picada e 1/2 xícara de bacon picado Seara com 2 colheres (sopa) de margarina Doriana Cremosa com Sal

2) Para dar um toque especial à farofa, use as mesmas batatas que forem ao forno com o pernil suíno como base da receita. Separe metade, pique em pedacinhos e coloque em uma frigideira, junto com os legumes e o bacon refogado;

3) Junte 2 ovos mexidos e ½ xícara (chá) de farinha de mandioca. Adicione mais 1 ou 2 pacotinhos de paçoca, tempere com pimenta-do-reino e acrescente margarina Doriana Cremosa com Sal o quanto baste, para que a farofa fique mais suculenta.

5. Farofa de nozes combina com receitas de frango defumado para o Natal

A farofa de nozes é uma ótima pedida para complementar as receitas de Natal que acompanham frango defumado. Seu sabor mais neutro deve-se aos poucos ingredientes usados no preparo: para fazer uma farofa de Natal simples, você só precisa de cebola, alho, margarina, farinha e nozes picadas. Se quiser apostar em um preparo mais elaborado, siga a mesma receita do Frango Natalino Inteiro com Farofa de Nozes que traz uma farofa com cenoura ralada, alho-poró em rodelas, bacon em cubos e cheiro-verde a gosto. Só não esqueça das nozes picadas que trará crocância e da margarina Doriana Cremosa com Sal que ajuda a dar suculência!

Ver mais:

Dicas de Cozinha Fim de ano Receitas Fáceis

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
19.May

Aves

Receitas com filé de frango para fazer um almoço ou jantar rápido

Image Card
19.May

Aves

5 receitas práticas para fazer com steak de frango

Image Card
19.May

Dicas de Cozinha

Esfriou! 8 receitas de sopa deliciosas para preparar no jantar

Image Card
19.May

Aves

Como fazer frango cozido: 7 passos para um preparo simples e rápido

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas