img-facebook

Matérias

Matérias

Cardápio para ceia de Natal completa: ideias de entradas e pratos principais para receber a família

Confira sugestões de receitas natalinas para a ceia

Por Minha Receita

A ceia de Natal é um dos momentos mais esperados do ano! Além de reunir toda a família ao redor da mesa, é a chance perfeita para se deliciar com pratos que só aparecem na época das festas. Por isso, muita gente já começa a pensar no cardápio para ceia de Natal completa, e o Minha Receita, claro, traz opções inspiradoras de entradas e pratos principais que não podem faltar à mesa. As comidas para ceia de Natal incluem desde saladas até aperitivos, como canapés de presunto e espetinhos com frios e frutas. Já os pratos principais para ceia de Natal incluem os clássicos peru assado, lombo, tender e pernil. Confira as sugestões e escolha as suas prediletas! 

Receitas de entradas para cardápio de ceia de Natal completa: saladas, canapés de presunto e farofa com passas

Preparar opções que podem servir como entradas de Natal é uma ótima ideia para entreter os convidados enquanto não é servida a ceia à meia-noite. Você pode escolher pratos que vão desde saladas até canapés e petiscos. Que tal incrementar saladas com ingredientes diferentes e coloridos? Anote as sugestões de entrada:

Salada tropical natalina: ideias com folhas verdes, grão de bico e couscous marroquino para criar deliciosas entradas de Natal

A salada natalina é praticamente um tem-que-ter no cardápio de entrada da ceia! Além de gostosas, as saladas equilibram o cardápio de fim de ano, que acontece em pleno verão. Você pode fazer um tipo de salada para ceia de Natal ou várias e usar folhas verdes, legumes e frutas secas, como passas e amêndoas. 

Salada de bacalhau com grão de bico: se a proposta dentre as entradas de Natal é ter uma salada mais incrementada e interessante, use grão-de-bico misturado ao bacalhau desfiado. A combinação é bem light e leve, e a preparação não tem mistério – você só vai precisar de um tempinho extra, cerca de 2 horas, para preparar e cozinhar o grão-de-bico. Nesta receita de Fiesta Seara, você confere o passo a passo da salada servida como acompanhamento.

Mini espetinhos de presunto com figos e hortelã: essa receita de aperitivo para a ceia de Natal é super refrescante e fácil de fazer. A combinação dos ingredientes traz uma riqueza de sabores sofisticada, ideal para quem quer impressionar os convidados já com as entradas de Natal. Você não vai se arrepender!

Salada verde com manga: essa salada natalina é bem fácil de fazer e você pode usar hortaliças com mangas picadas para refrescar e dar mais sabor. Aposte em folhas de rúcula, alface verde, coentro picado, alho em pó, azeite, pitadas de sal e pimenta-do-reino a gosto. A manga pode ser a palmer cortadinha em cubos. Fica uma delícia! 

Canapés de Presunto com Ricota: receita fácil de preparar e super leves, os canapés são ótimas opções de entradas de Natal para quem não tem muito tempo mas ainda quer servir um cardápio para ceia de Natal completa. A ricota deixa o aperitivo leve mas você também pode substituir por outro tipo de queijo da sua preferência.  

Espetinho de tender com queijo coalho: já pensou em preparar tender para as entradas de Natal? O Espetinho de Tender com Queijo Coalho, Pêssego e Mel é uma delícia fácil de fazer: ele é preparado com Tender Suíno Seara Gourmet, que é regado com espumante antes de ir ao forno. Depois, ele é cortado em cubos para ir para os espetinhos com queijo coalho, pêssego e mel. Todo mundo vai amar essa entrada para ceia natalina!

Tender suíno Seara Gourmet

Tender suíno Seara Gourmet

Feito do corte suíno mais nobre – o pernil desossado, temperado com ingredientes selecionados. Defumado naturalmente, sabor exclusivo e pronto para consumo.

Receitas natalinas de pratos principais para ceia de Natal completa: peru, pernil, tender, frango de Natal e Fiesta Seara

Se a sua dúvida é o que fazer na ceia de Natal, saiba que uma ceia completa para receber toda a família pode contar com peru, Fiesta, pernil e tender. Elas são as proteínas favoritas dos brasileiros e, claro, estão entre as nossas sugestões de pratos principais para uma ceia de Natal completa – você confere ideias de temperos logo abaixo. Além disso, arroz natalino, salpicão de frango e farofas especiais também estão entre as ideias mais tradicionais para apresentar à mesa. 

Frango de Natal não pode faltar no cardápio para ceia de Natal completa

A ave de Natal é uma sugestão incrível para o prato principal da ceia: a nossa sugestão é um Frango Natalino Inteiro com Farofa de Nozes, que é fácil de fazer e muito suculento. Essa receita de frango de Natal é preparada com o Frango Inteiro DaGranja Seara: os frangos dessa linha são criados soltos, com alimentação orgânica e sem transgênicos. Um produto de alta qualidade e com muito sabor para a sua ceia de Natal completa! Nessa sugestão de preparo, a ave natalina é marinada na mistura de alho, alecrim, azeite, caldo de galinha, suco de laranja, sal e pimenta-do-reino. Isso garante uma ave de Natal bem deliciosa e macia para a sua família!

Fiesta com salada para ceia de Natal é receita elegante para os seus convidados 

Além do peru de Natal, você pode oferecer a seus convidados outra ave natalina deliciosa: o Fiesta Seara. O Fiesta Seara com Salada de Figos é uma opção fácil de fazer e dá um toque elegante ao cardápio para ceia de Natal completa. Essa receita é feita com Ave Fiesta sabor mediterrâneo Seara. A ave tem maior concentração de carnes nobres, como peito e coxas, e tem tempero especial de ervas, tomate e cebola. Para acompanhar o Fiesta Seara, a salada de figos é perfeita: com chicória, rúcula, mozzarela de búfala e praliné de amêndoas, esse acompanhamento dá um toque gourmet e delicioso para a ceia de Natal!

Ave de Natal com molho de damasco vai deixar a sua ceia de Natal completa

Para quem não abre mão de um sabor agridoce, a Ave de Natal com Molho de Damasco é a pedida certa! Feita com Peito de Fiesta Recheado com Ervas Seara, é uma receita prática e muito saborosa que brilhará no cardápio para ceia de Natal completa. O molho é preparado com caldo de legumes, vinho branco, pimenta calabresa, sal, geleia de damasco e margarina Doriana, uma receita que acompanha muito bem a ave. Se você está buscando uma sugestão de prato para a ceia de Natal gourmet, aposte nessa receita!

Pernil de Natal marinado com mel, cachaça e mostarda

A receita de pernil assado é uma das mais saborosas da ceia de Natal e pode ser incrementada com diferentes tipos de molhos e temperos. O bom é que é uma das mais simples de fazer: o Pernil Suíno Assa Fácil Seara, por exemplo, vem no saco, não precisa descongelar e não suja a cozinha. Para dar um toque extra de sabor à ceia de Natal completa, que tal deixar o pernil marinando na cachaça? Além de render bons drinks, a cachaça também amacia a carne e pode dar ainda mais suculência a diversos tipos de carne. Já a mostarda com mel é uma dupla que cai muito bem e deixa o pernil mais saboroso. O segredo é dar pinceladas na carne quando estiver na metade do preparo, já no forno. O passo a passo da receita você encontra aqui

Peru assado com molho de laranja e especiarias refinadas para surpreender os convidados 

A receita de peru assado não pode ficar de fora da ceia de Natal completa! Por aqui, nossa sugestão é usar o Peru Temperado Seara para a deliciosa receita feita com molho de laranja. A preparação tem um toque diferente e promete surpreender a todos: o molho leva especiarias e temperos como erva-doce, salsão, folhas de louro, cravos-da-índia e umas gotas caprichadas de vinho branco. Nem é preciso dizer que a acidez da laranja é absorvida pelo peru e garante mais sabor a cada mordida, não é mesmo? 

Tender com molho de maracujá feito com vinho, gengibre e cravos-da-índia

Para quem adora o sabor defumado, o tender bolinha Seara não pode faltar no cardápio para ceia de Natal completa. Ele é um corte nobre proveniente do pernil que com certeza vai deixar sua mesa mais apetitosa e mais bonita com os cravinhos-da-índia decorados ao redor. A nossa sugestão é preparar o tender com molho de maracujá, e para sair do comum, vale incrementar o molho com vinho branco, mel e gengibre. Esse mix também servirá para a marinada, ok? Por isso, a grande dica é preparar a salmoura com esses ingredientes, levar à geladeira e, quando o tender estiver pronto, regar o molho de maracujá por cima. Sirva com uma deliciosa salada para ceia de Natal e bom apetite! 

Salpicão de frango ou pernil vai ser elogiado na sua ceia de Natal

Frango defumado Seara Gourmet

Frango defumado Seara Gourmet

Cozido e defumado naturalmente por 6 horas e meia; pronto para servir. Muito sabor e qualidade todos os dias do ano.

O salpicão de Natal é um dos itens que deixa a ceia de Natal completa, e você pode apostar no Frango Defumado Seara Gourmet para um sabor mais clássico ou trocá-lo pelo pernil. Já em relação aos outros ingredientes, você pode soltar a criatividade e incrementar de acordo com o seu paladar. As polêmicas uvas-passas são bem vindas, claro, além de fatias finas de maçã, cenoura, aipo, cebola roxa e milho. Para finalizar, você já sabe: batata palha adicionada na hora para exaltar a crocância! 

Receita de arroz natalino pode ser feita com passas, hortaliças ou arroz basmati

Há tantas versões de arroz natalino que fica até difícil escolher qual entrará no cardápio para ceia de Natal completa, não é? Nessa época do ano, o arroz branco, favorito do nosso dia a dia, pode virar um arroz colorido à grega, pode ganhar passas, nozes e amêndoas ou pode ser misturado à hortaliças como couve e brócolis. Para fazer um arroz diferente, o Minha Receita tem uma boa sugestão: arroz basmati com açafrão. Esse tipo de arroz é um grão de origem indiana, mais fino e alongado, e possui sabor levemente adocicado. Experimente e surpreenda seus convidados à mesa! 

Receita de farofa de Natal com bacon e passas para deixar a ceia de Natal completa

A farofa natalina harmoniza bem com peru, pernil, lombo e tender, além de acrescentar mais crocância à refeição. Não dá para deixá-la de fora! O grande destaque dessa receita vai para as passas, que são torradas diretamente na frigideira junto com o bacon em cubos Seara Gourmet. Ou seja, elas ganham aquela cor dourada e a textura torradinha com uma pitada adocicada. Para fazer a farofa, não tem mistério: aqueça em fogo médio uma frigideira larga e adicione a manteiga e o bacon e frite até dourar. Depois, adicione a cebola e refogue até murchar. Por fim, adicione as passas e refogue por mais dois minutos. Junte a farinha de mandioca e o sal. Refogue até que a farinha comece a dourar e sirva quentinha!

Ceia de Natal: cardápio completo tem que ter sobremesa

No cardápio de ceia de Natal completa não podem faltar as sobremesas natalinas, certo? A hora de saborear doces deliciosos também é muito esperada na noite, e o Minha Receita tem sugestões incríveis de sobremesas de Natal para você!

Torta de limão com biscoitos é uma sobremesa de Natal que vai ser o sucesso da ceia

O diferencial da nossa receita de Torta de Limão com Biscoito é que os biscoitos são caseiros, feitos com leite, açúcar, bicarbonato de sódio, sal, essência de baunilha, farinha de trigo e margarina Doriana. O recheio leva leite condensado, creme de leite, suco e raspas de limão, o que garante os sabores doce e azedo da sua sobremesa de Natal!

Mousse de chocolate com bacon caramelizado é sobremesa diferente para o cardápio de ceia de Natal completa

Bacon extra double smoked Seara Gourmet

Bacon extra double smoked Seara Gourmet

Duplamente defumado, proporção ideal de carne e gordura e corte marmorizado.

A Mousse de Chocolate é uma receita tradicional perfeita para a ceia de Natal, e você pode incrementá-la de uma maneira bem criativa: com bacon caramelizado. A sua mousse de chocolate vai ganhar um sabor defumado delicioso com o Bacon Extra Double Lombo Seara Gourmet, que é feito com 100% de lombo suíno e vai dar o toque perfeito para sua sobremesa de Natal! Além dessa receita de doce com bacon, você encontra outras sugestões por aqui, como o Crème Brûlée de Bacon e Cebola e Bombom de Caramelo com Bacon.

Não pode faltar o pavê numa ceia de Natal completa

O pavê é uma sobremesa de Natal muito tradicional, que pode ser feita de diversos sabores. Ele é servido gelado, o que combina muito bem com o Natal brasileiro, que é em uma época de temperaturas altas. Se na sua ceia de Natal o pavê é presença obrigatória, confira 4 dicas para fazer um pavê de Natal delicioso aqui no Minha Receita: aprenda como fazer o creme de baunilha, veja como preparar ganache e creme de brigadeiro para a cobertura do pavê, como montar a sobremesa e como fazer uma receita de pavê de Natal fácil com creme de limão.

Receitas natalinas de entradas: saladas, canapés de presunto e farofa com passas

Preparar opções que podem servir de entrada é uma ótima ideia para entreter os convidados enquanto não é servida a ceia à meia-noite. Você pode escolher pratos que vão desde saladas até canapés e petiscos. Que tal incrementar saladas com ingredientes diferentes e coloridos? Anote as sugestões de entrada:

Salada tropical natalina: ideias com folhas verdes, grão de bico e couscous marroquino

A salada natalina é praticamente um tem-que-ter no cardápio de entrada da ceia! Além de gostosas, as saladas equilibram o cardápio de fim de ano, que acontece em pleno verão. Você pode fazer um tipo de salada para ceia de natal ou várias e usar folhas verdes, legumes e frutas secas, como passas e amêndoas. 

Salada de bacalhau com grão de bico: se a proposta é uma salada mais incrementada e interessante, use grão-de-bico misturado ao bacalhau desfiado. A combinação é bem light e leve, e a preparação não tem mistério – você só vai precisar de um tempinho extra, cerca de 2 horas, para preparar e cozinhar o grão-de-bico. Nesta receita de fiesta, você confere o passo a passo da salada servida como acompanhamento.

Mini espetinhos de presunto com figos e hortelã: essa receita de aperitivo para a ceia de Natal é super refrescante e fácil de fazer. A combinação dos ingredientes traz uma riqueza de sabores sofisticada, ideal para quem quer impressionar os convidados já com os pratos de entrada para a ceia de Natal. Você não vai se arrepender!

Salada verde com manga: essa salada natalina é bem fácil de fazer e você pode usar hortaliças com mangas picadas para refrescar e dar mais sabor. Aposte em folhas de rúcula, alface verde, coentro picado, alho em pó, azeite, pitadas de sal e pimenta-do-reino a gosto. A manga pode ser a palmer cortadinha em cubos. Fica uma delícia! 

Canapés de Presunto com Ricota: receita fácil de preparar e super leves, os canapés são ótimas opções de entrada para a ceia de Natal de quem não tem muito tempo mas ainda quer servir uma ceia completa. A ricota deixa o aperitivo leve mas você também pode substituir por outro tipo de queijo da sua preferência.  

Receitas natalinas de pratos principais: peru, pernil e tender

Se a sua dúvida é o que fazer na ceia de Natal, saiba que uma ceia completa para receber toda a família pode contar com peru, Fiesta, pernil e tender. Elas são as proteínas favoritas dos brasileiros e, claro, estão entre as nossas sugestões de pratos principais – você confere ideias de temperos logo abaixo. Além disso, arroz natalino, salpicão de frango e farofas especiais também estão entre as ideias mais tradicionais para apresentar à mesa. 

Pernil de Natal Marinado com Mel, Cachaça e Mostarda

Pernil suíno temperado congelado assa fácil

Pernil suíno temperado congelado assa fácil

A receita de pernil assado é uma das mais saborosas da ceia de Natal e pode ser incrementada com diferentes tipos de molhos e temperos. O bom é que é uma das mais simples de fazer: o Pernil Suíno Assa Fácil Seara, por exemplo, vem no saco, não precisa descongelar e não suja a cozinha. Para dar um toque extra de sabor, que tal deixar o pernil marinando na cachaça? Além de render bons drinks, a cachaça também amacia a carne e pode dar ainda mais suculência a diversos tipos de carne. Já a mostarda com mel é uma dupla que cai muito bem e deixa o pernil mais saboroso. O segredo é dar pinceladas na carne quando estiver na metade do preparo, já no forno. O passo a passo da receita você encontra aqui

Peru assado com molho de laranja feito com especiarias refinadas

Peru manteiga e ervas Seara

Peru manteiga e ervas Seara

Ave mais tradicional da ceia, já vem temperada – com sabor especial de manteiga e ervas finas – , pronta para ser levada ao forno.

A receita de peru assado não pode ficar de fora da ceia de Natal! Por aqui, nossa sugestão é a receita clássica feita com molho de laranja, mas a preparação tem um toque diferente e promete surpreender a todos da família: o molho leva especiarias e temperos como erva-doce, salsão, folhas de louro, cravos-da-índia e umas gotas caprichadas de vinho branco. Nem é preciso dizer que a acidez da laranja é absorvida pelo peru e garante mais sabor a cada mordida, não é mesmo? 

Tender com molho de maracujá feito com vinho, gengibre e cravos-da-índia

Tender Suíno Bolinha Seara

Tender Suíno Bolinha Seara

Corte nobre proveniente do pernil, o que garante um produto tenro e suculento. Defumado e pronto para o consumo.

Para quem adora o sabor defumado, o tender bolinha não pode faltar na ceia de Natal. Ele é um corte nobre proveniente do pernil que com certeza vai deixar sua mesa mais apetitosa e mais bonita com os cravinhos-da-índia decorados ao redor. A nossa sugestão é preparar o tender bolinha com molho de maracujá, mas para sair do comum, vale incrementar esse molho com vinho branco, mel e gengibre. Esse mix também servirá para a marinada, ok? Por isso, a grande dica é preparar a salmoura com esses ingredientes, levar à geladeira e, quando o tender estiver pronto, regar o molho de maracujá por cima. 

Salpicão de frango ou pernil

O salpicão de frango é tradicional na época de Natal e  você pode apostar no frango para um sabor mais clássico ou trocá-lo pelo pernil. Já em relação aos outros ingredientes, você pode soltar a criatividade e incrementar de acordo com o seu paladar. As polêmicas uvas-passas são bem vindas, claro, além de fatias finas de maçã, cenoura, aipo, cebola roxa e milho. Para finalizar, você já sabe: batata palha adicionada na hora para exaltar a crocância! 

Receita de arroz natalino pode ser feita com passas, hortaliças ou arroz basmati

Há tantas versões de arroz natalino que fica até difícil escolher uma para servir na ceia, não é? Nessa época do ano, o arroz branco, favorito do nosso dia a dia, pode virar um arroz colorido à grega, pode ganhar passas, nozes e amêndoas ou pode ser misturado à hortaliças como couve e brócolis. Para fazer um arroz diferente, o Minha Receita tem uma boa sugestão: arroz basmati com açafrão. Esse tipo de arroz é um grão de origem indiana, mais fino e alongado, e possui sabor levemente adocicado. Experimente e surpreenda seus convidados à mesa! 

Receita de farofa de natal pode ganhar bacon e passas torradas

Bacon em cubos Seara Gourmet 140g

Bacon em cubos Seara Gourmet 140g

O bacon em cubos é cozido e defumado por 4 horas. Possui mais sabor devido ao maior tempo de cura. Cubos padronizados, o toque final da sua receita.

A farofa harmoniza bem com peru, pernil, lombo e tender, além de acrescentar mais crocância à refeição. Não dá para ela ficar de fora! O grande destaque dessa receita vai para as passas, que é torrada diretamente na frigideira junto com o bacon! Ou seja, ela ganha aquela cor dourada e a textura torradinha com uma pitada adocicada. Para fazer a farofa, não tem mistério: aqueça em fogo médio uma frigideira larga e adicione a manteiga e o bacon e frite até dourar. Depois, adicione a cebola e refogue até murchar. Por fim, adicione as passas e refogue por mais dois minutos. Junte a farinha de mandioca e o sal. Refogue até que a farinha comece a dourar e sirva quentinha!

Ver mais:

Dicas de Cozinha Fim de ano

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
19.May

Aves

Receitas com filé de frango para fazer um almoço ou jantar rápido

Image Card
19.May

Aves

5 receitas práticas para fazer com steak de frango

Image Card
19.May

Dicas de Cozinha

Esfriou! 8 receitas de sopa deliciosas para preparar no jantar

Image Card
19.May

Aves

Como fazer frango cozido: 7 passos para um preparo simples e rápido

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas

Pernil Sem Osso Temperado Seara

Pernil Sem Osso Temperado Seara

Temperado com especiarias naturais, o produto já vem desossado, prático na hora de cortar e servir.

Pernil com osso sem tempero integro Seara

Pernil com osso sem tempero integro Seara

Feito com matéria prima selecionada, produto íntegro, macio, tenro e sem tempero, ideal para quem gosta de dar o seu toque especial.

Pernil com osso temperado Seara

Pernil com osso temperado Seara

Feito com matéria prima selecionada, produto macio, tenro e já temperado.

Pernil desfiado com molho barbecue Seara Incrível 350g

Pernil desfiado com molho barbecue Seara Incrível 350g

Soja desfiada sabor pernil com molho barbecue 100% vegetal. 14g de proteína por porção.

Pernil sem osso com ervas assa fácil Seara Gourmet

Pernil sem osso com ervas assa fácil Seara Gourmet

Corte suíno selecionado, já temperado com ervas finas e limão e embalado no saco assa fácil, o produto vai direto do freezer para o forno. Não é necessário descongelar nem retemperar, não suja o forno.

Pernil suíno Seara sem tempero congelado

Pernil suíno Seara sem tempero congelado

O Pernil suíno é uma carne nobre. Ela já vem no tamanho ideal para o preparo no dia a dia, além disso pode ser preparada de diversas formas: Forno, grelha e panela.

Tender Suíno Bolinha Seara

Tender Suíno Bolinha Seara

Corte nobre proveniente do pernil, o que garante um produto tenro e suculento. Defumado e pronto para o consumo.

Tender suíno Seara Gourmet

Tender suíno Seara Gourmet

Feito do corte suíno mais nobre - o pernil desossado, temperado com ingredientes selecionados. Defumado naturalmente, sabor exclusivo e pronto para consumo.

Peru defumado Seara Gourmet

Peru defumado Seara Gourmet

Cozido e defumado naturalmente, pronto para consumo: basta descongelar e aquecer. Sabor e praticidade para qualquer tipo de celebração.

Peru manteiga e ervas Seara

Peru manteiga e ervas Seara

Ave mais tradicional da ceia, já vem temperada - com sabor especial de manteiga e ervas finas - , pronta para ser levada ao forno.

Peru temperado Seara

Peru temperado Seara

Ave mais tradicional da ceia, já vem temperada com ingredientes especiais e pronta para ser levada ao forno.

Peru temperado assa fácil Seara

Peru temperado assa fácil Seara

Já temperado e embalado no saco assa fácil, o produto vai direto do freezer para o forno. Não é necessário descongelar nem retemperar, não suja o forno.