Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Qual a diferença entre pastrami e rosbife?

Saiba onde usar nas suas receitas!

Por Minha Receita

Avalie o conteúdo:

Você sabe qual a diferença entre pastrami e rosbife? Os dois tipos de carne são muito populares em diversos países e costumam ser usados tanto no preparo de sanduíches artesanais, quanto em pratos chiques para jantar. Embora ambos sejam derivados do bovino, o pastrami e o rosbife (ou roast beef) apresentam diferenças consideráveis no sabor e na textura. Para entender melhor como é feito o pastrami e como se faz rosbife, continue lendo!

Qual carne é o pastrami?

O pastrami é uma carne curada, feita tradicionalmente a partir do peito bovino que também é conhecido como brisket, nos Estados Unidos. O corte é famoso por ser recheio de sanduíches altos e deliciosos, especialmente nas lanchonetes nova-iorquinas. Antes de servir, a carne passa por processos de cura, defumação e cozimento, ganhando um sabor característico. O Pastrami Hans é um frio especial, preparado com peito bovino Angus, vinho branco e uma fina camada de temperos, como pimenta calabresa, páprica picante e pimenta branca.

Saiba mais: O que é brisket? Carne bovina que tem feito sucesso na churrasqueira

Como é feito o pastrami? 

A preparação da carne começa com a cura do peito bovino em uma salmoura que contém especiarias e sal. O corte pode ficar ali por vários dias, dependendo do tamanho da peça e da receita que se pretende fazer. Após a cura, o pastrami é defumado para desenvolver o seu sabor característico.

Mas afinal, qual o gosto do pastrami? Após ser defumada, a carne é cozida a vapor até ficar macia e suculenta. O cozimento a vapor ajuda a finalizar o processo e a dar mais textura ao frio. Por isso, o Pastrami Hans tem um sabor complexo e intenso, devido à mistura de pimentas usadas como tempero.

Mas afinal, qual a diferença entre pastrami e rosbife?

De origem inglesa, o rosbife é basicamente uma peça de carne bovina assada, tostada em volta e geralmente mal passada no centro. Tradicionalmente, é preparado com cortes nobres da carne de boi, como o contrafilé, filé mignon ou a alcatra.

Veja também: Qual é a parte mais macia da alcatra?

Como se faz rosbife?

O rosbife, ou roast beef, como é chamado no Reino Unido, é preparado a partir de uma peça inteira de carne, temperada com sal, pimenta e, às vezes, ervas como alecrim e tomilho. 

A carne é levada ao forno em temperatura alta para selar por fora e manter-se suculenta por dentro. O ponto clássico é mal passado, com um centro rosado e suculento. O tempo de forno varia de acordo com o tamanho da peça, mas o objetivo é assar a carne de maneira uniforme, sem ressecá-la.

Saiba mais: 5 pontos da carne vermelha: dicas para virar um especialista!

Qual a diferença entre beef e rosbife?

Os ingleses chamam qualquer tipo de carne bovina de “beef”. Por isso, o nome do prato combina a palavra “assar”, que em inglês se chama “roast”, com a palavra “beef”, dando origem ao roast beef. Em português, nós chamamos de rosbife!

O rosbife tem um sabor delicado e natural da carne bovina, com notas suaves de sal e pimenta, além dos temperos que podem ser adicionados. O ponto mal passado faz com que a carne seja suculenta, com textura macia e levemente resistente ao corte.

O que harmoniza com pastrami?

O pastrami é tradicionalmente servido em sanduíches, como o clássico “Reuben”, onde é empilhado em fatias grossas em pão de centeio com mostarda, queijos maturados, como gouda ou cheddar, e, às vezes, chucrute. O sabor defumado e condimentado torna o pastrami uma escolha icônica em lanchonetes nova-iorquinas.

A bebida que mais se harmoniza com pastrami é a cerveja artesanal. Outras opções são  vinhos tintos e destilados, como o uísque, que combinam muito com a carne curada.

O que harmoniza com rosbife? 

Já o rosbife é frequentemente servido em fatias finas, acompanhado de molhos ou como parte de saladas e sanduíches. É popular em ocasiões especiais, como um jantar romântico, e combina bem com acompanhamentos como batatas e vegetais assados. Para este prato, a sugestão é apostar em um vinho tinto encorpado e amadeirado, como um Malbec ou Cabernet Sauvignon.

Veja também: Como harmonizar frios e bebidas?

Os comentários estão desativados.

Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Frios e Embutidos Dicas de Cozinha Hans zWebedia

Matérias relacionadas

Frios e Embutidos

Confira outras matérias

Bolinhos de feijoada recheados com couve e bacon em um prato laranja. Ao fundo, um vidro de azeite e uma colher de madeira com couve fatiada.
06.Nov

Aves

Esses são os tira-gostos deliciosos que carregam a identidade brasileira

Tábua de frios com mortadela em formatos diferentes como em fatias, em cubos e enrolados em cubos de mussarela, sob uma tábua de madeira, com uma combuca de molho pesto no meio, em cima de uma mesa de madeira.
04.Nov

Dicas de Cozinha

Tábua de frios com mortadela: 5 dicas para surpreender!

Torta salgada de pão de forma recheada com Levíssimo Seara, cenoura, cebola roxa, azeitona, requeijão e temperos em um prato redondo azul.
31.Oct

Aves

21 receitas de torta salgada para comer com a família toda

A imagem destaca alguns espetinhos mistos em cima de uma tábua de madeira, que está por cima de um pano quadriculado. Na frente, uma pequena molheira com molho chimichurri. No fundo, alguns pimentões e cebolas.
23.Oct

Aves

10 ideias de entradinhas para churrasco

Mais Matérias