img-facebook

Receitas Fáceis

Receitas Fáceis

Risoto de Alho-Poró

Rendimento

2 porções

Preparo

1h

Ingredientes

  • 1 xícara de de arroz arbório
  • 2 alho-poró fatiados
  • 3 colheres de sopa de Doriana temperatura ambiente
  • 1 colher de sopa de Doriana gelada
  • 1 cebola picadinha
  • ¼ xícara de vinho branco
  • 500ml de caldo de legumes caseiro quente
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • ½ xícara de queijo parmesão ralado
  • ¼ xícara de amêndoas laminadas torradas (opcional)

Modo de preparo

  1. Aqueça uma panela em fogo médio, adicione 3 colheres de sopa de Doriana em temperatura ambiente. Junte o alho-poró e refogue rapidamente. Diminua o fogo, junte a cebola e refogue até que esteja macia e translúcida;
  2. Adicione o arroz arbóreo e refogue por 2 minutos, mexendo sempre para o arroz não queimar. Adicione o vinho e deixe reduzir o líquido pela metade;
  3. Acrescente uma concha do caldo quente e mexendo sempre, espere secar. Repita a operação até o arroz estar al dente, tomando o cuidado para que na última adição, o caldo não seque por completo. O arroz deve ficar úmido e cremoso. Acerte o sal e pimenta do reino;
  4. Desligue o fogo, adicione a Doriana gelada e o queijo parmesão, mexa somente até incorporar. Sirva imediatamente com as amêndoas laminadas por cima.

Prepare um jantar a dois e sirva o risoto de alho-poró como prato principal

O risoto de alho-poró é a receita ideal para servir em um jantar romântico em casa, onde o momento especial combina com preparos mais sofisticados. E como uma noite romântica também pede um cardápio especial, para dar sabor ao risoto, o alho-poró fatiado entra como um ingrediente a mais. Feito de forma simples, nosso preparo ensina a cozinhar o arroz arbóreo aos poucos com bastante caldo de legumes para risoto para que fique no ponto certo, adicionando a margarina com sal para dar mais cremosidade. Assim, a receita de risoto de alho-poró fica com um sabor suave, porém mais intenso e aprimorado.

Finalize o risoto de alho-poró com queijo e Doriana gelada para dar um toque especial à receita

Além de complementar o risoto com alho-poró, nossa receita traz uma finalização especial com a Doriana gelada e o queijo parmesão, mexendo somente até incorporar. Nesse momento, a Doriana gelada é responsável pelo brilho, além da cremosidade como citamos acima. Já o queijo parmesão é um ingrediente característico de receitas de risoto, sendo usado na medida certa para deixar o prato com um sabor especial. 

Sirva a receita de risoto de alho-poró com amêndoas laminadas e outros ingredientes de sua preferência

O risoto de alho-poró também pode levar outros ingredientes a gosto, como amêndoas laminadas que dão um toque crocante e uma porção de camarão frito, formando um risoto de camarão com alho-poró. É bem comum combinar frutos do mar com esse tipo de risoto, adicionando até mesmo cogumelos salteados no azeite e na margarina, como o shitake e o shimeji. Para deixar a receita risoto alho-poró com um verdinho, pique um pouco de salsinha e cebolinha e sirva sobre o prato. 

Agora que você já sabe como fazer risoto de alho poró, só falta aprimorar o jantar a dois com uma taça de vinho tinto e uma receita de sobremesa, como a Torta de Limão com Biscoito ou o Brownie Recheado!

Ver mais:

Receitas Fáceis Receitas para Almoço e Jantar

Receitas relacionadas

Confira outras receitas

Image Card

Receitas Fáceis

Purê de Abóbora

2 porções • 45 minutos

Image Card

Aves

Sopa de Mandioquinha com Frango Seara Desfiado

Receita prática e deliciosa

6 porções • 30 minutos

Image Card

Carne Suína

Pipoca com Bacon e Queijo Coalho

2 porções • 15 minutos

Mais Receitas

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas