img-facebook

Matérias

Matérias

Lista de festa junina comidas salgadas e doces: 13 pratos típicos que não podem faltar

Curau de milho, cachorro-quente, pamonha e outras comidas típicas de festa junina para preparar em casa

Por Minha Receita

A lista de festa junina inclui comidas salgadas e doces que deixam o arraiá muito mais gostoso; os famosos pratos típicos da data! Enquanto os doces de festa junina incluem preparos com amendoim, milho e outras receitas de festa junina clássicas, como pé de moleque, arroz doce, bolo de milho e maçã do amor, a lista de comidas para festa junina salgadas contempla desde o tradicional cachorro quente, ao enroladinho de salsicha e a pamonha de forno, que é uma receita popular em diferentes regiões do Brasil.

Para celebrar a data em casa com uma mesa cheia de delícias, a seguir, veja 13 pratos típicos de festa junina que vale a pena incluir no arraiá. Confira!

1. Na lista de festa junina, comidas salgadas e doces, como o bolo de fubá com erva doce, não podem ficar de fora

Margarina cremosa sem sal Doriana 500g

Margarina cremosa sem sal Doriana 500g

O Bolo de Fubá com Erva Doce é um clássico entre as comidas típicas de festa junina e, por isso, não pode ficar de fora da festa. Seu preparo leva ovos, margarina derretida, leite, fubá mimoso, farinha de trigo, erva doce e açúcar que, quando vão ao forno, formam um bolo úmido e fofinho. Para fazer essa comida de festa junina, a margarina Doriana Cremosa sem sal é o ingrediente que garante a textura perfeita do bolo de fubá.

2. Doce de amendoim é uma comida típica de festa junina que faz sucesso entre adultos e crianças

Sabe aquela comida de festa junina feita com amendoim, margarina sem sal, leite e açúcar, que tem gostinho de infância? O Doce de Amendoim é uma dessas receitas! Ele faz parte da lista de comidas típicas de festa junina que marcam as celebrações de junho e tem presença confirmada na festa, sendo um verdadeiro sucesso entre adultos e crianças. Para preparar, basta cozinhar o doce de amendoim como se você fosse fazer um brigadeiro e, depois, transferir para uma forma untada com Doriana. Leve à geladeira até esfriar por completo, corte em cubos, polvilhe açúcar de confeiteiro e está pronto!

3. Cachorro-quente é uma das receitas para festa junina mais conhecidas

Salsicha Hot Dog Seara 500g

Salsicha Hot Dog Seara 500g

Prática e rápida de preparar.

Entre as comidas de festa junina salgadas, não tem como não lembrar do cachorro-quente! Além de ser delicioso, esse lanche rápido e fácil possui diversas formas de preparo. O Minha Receita tem várias receitas de cachorro-quente regionais, como o Cachorro-Quente Carioca e o Cachorro-Quente Paulista, feitos com a Salsicha Hot Dog Seara. Também temos receitas vegetarianas, feitas com a Incrível Salsicha, como o Cachorro-Quente de Salsicha Vegetal com Picles, Ketchup de Goiaba e Crispy de Cebola e o Cachorro-Quente com Incrível Salsicha, Purê de Mandioquinha, Vinagrete e Batata Palha.

4. Enroladinho de salsicha com massa de pastel é uma comida típica de festa junina fácil de fazer em casa

O enroladinho de salsicha é um aperitivo saboroso, conhecido como um prato típico de festa junina, que agrada todo mundo. Para deixar os preparos da festa mais práticos, nossa receita ensina a fazer o Enroladinho de Salsicha com Massa de Pastel: você só vai precisar enrolar as salsichas em um triângulo de massa e levar para fritar sob imersão no óleo quente. Para acompanhar essa comida típica de festa junina, prepare um molho de queijo cremoso, combinando queijo cheddar, emmental, creme de leite e temperos a gosto. Confira o passo a passo no vídeo abaixo:

5. Pamonha é uma das comidas de festa junina salgada mais populares

A pamonha é uma comida típica de festa junina que costuma fazer sucesso nas regiões do interior brasileiro. Ela pode ser embalada na palha do milho, da forma mais tradicional, ou feita no forno, e apresenta tanto sabores doces como salgados. Um sabor de pamonha super saboroso para incluir na lista de comidas de festa junina salgada é a Pamonha de frango com queijo meia cura. Se preferir a versão feita no forno, a receita de Pamonha de Forno com bacon ensina a fazer o quitute com pedaços de Bacon Cubos Seara Gourmet, para que tudo fique perfeito. Além disso, o prato típico de festa junina ainda conta com um gostinho especial das lascas de queijo grana padano e também pode ser preparado com margarina Doriana Cremosa com sal, para que a pamonha fique cremosa e macia. Veja o passo a passo do video:

6. Pé de moça e pé de moleque fazem parte da lista de doces de festa junina

Entre as comidas de festa junina doces, não podemos esquecer do Pé de Moça e do Pé de Moleque, que são doces típicos da ocasião, feitos com açúcar, amendoim, cacau em pó (no caso do pé de moça), margarina e leite condensado. Os preparos costumam ter um destaque maior durante as celebrações de São João, mas também podem estar presente no ano todo, seja nas festas de aniversário ou no almoço em família. Para que o pé de moça e o pé de moleque fiquem saborosos, use margarina Doriana Cremosa sem sal, ingrediente que oferece mais sabor e leveza.

7. Comidas de festa junina: arroz doce simples é prato típico preparado com leite condensado, açúcar e especiarias

A receita de Arroz Doce Simples é uma das comidas de festa junina mais populares em diferentes regiões brasileiras. Seu preparo é feito com leite condensado, açúcar, leite comum, margarina e especiarias, geralmente servido com canela polvilhada. Esse prato típico de festa junina também é conhecido como arroz de leite e pode ser temperado com casca de limão, canela em pau, flor de laranja e cravos – a escolha fica à seu critério!

8. Curau de milho é uma comida típica de festa junina feita com creme de milho verde, leite e canela

O Curau de Milho é outra comida típica de festa junina, conhecida também como curau de milho verde e jimbelê, que tem um preparo bem simples. Sua receita é feita com milho verde congelado (ou milho em lata), leite, açúcar, canela em pó e um toque especial da margarina Doriana Cremosa sem sal, que garante a textura pastosa e cremosa do doce de festa junina. Você pode preparar esse quitute na festa junina em casa, no lanche da tarde ou como sobremesa do almoço em família.

9. Brigadeiro de churros e brigadeiro de maçã do amor são receitas de festa junina para inovar no arraiá

A receita de Brigadeiro de Churros e a receita de Brigadeiro de Maçã do Amor são perfeitas para aqueles que gostam de testar novos doces de festa junina. Ambas ensinam a variar o tradicional brigadeiro de chocolate, usando leite condensado, canela em pó, margarina sem sal, doce de leite e outros ingredientes saborosos. Para fazer em casa, basta conferir o passo a passo do link!

10. Para experimentar novas comidas de festa de junina, aposte no jerked suíno com aipim frito

A receita de Jerked Suíno com Aipim Frito foi inspirada nos pratos típicos de festa junina nordestinos. Seu preparo combina 800g de Jerked Suíno Seara com mandioca cozida e frita, finalizada com Doriana Cremosa com Sal e uma porção de farofa crocante. Para preparar, basta dessalgar o Jerked Suíno Seara deixando a carne de molho de um dia para o outro e trocando a água a cada 3 horas. Depois, cozinhe na panela de pressão, prepare a mandioca frita e complemente o prato com uma farofa de bacon especial.

11. Bolo de milho é um dos doces de festa junina tradicional que costuma agradar a todos

As receitas de Bolo de Milho de Espiga e Bolo de Milho com Flocão são pratos típicos de festa junina que não podem ficar de fora da festa. Ambos os preparos são feitos com margarina Doriana Cremosa, para garantir a textura de bolo úmido e fofinho. E já que o milho é um ingrediente bastante usado nas receitas de festa junina, que tal combinar esse preparo com receita de Costelinha de Milho, que é uma comida salgada? Para fazer esse prato típico de festa junina, você deve usar uma mistura de tempero picante que costuma fazer parte das receitas de costelinha de porco. Depois, é só levar a costelinha de milho já temperada e besuntada para a airfryer. Por fim, sirva a receita de festa junina com molho chipotle e coentro a gosto.

12. Caldo verde é uma das comidas de festa junina mais saborosas

Linguiça fininha defumada Seara

Linguiça fininha defumada Seara

Para os amadores de lanches e petiscos, ou para aqueles que buscam uma opção de proteína com menor desembolso.

A receita de Caldo Verde é bastante tradicional nas festas juninas e pode deixar o seu arraiá muito mais apetitoso. Quem já experimentou, sabe que esse prato típico de festa junina é feito com couve, batatas cozidas e linguiças, sendo bastante requisitado nos dias frios, já que deve ser servido como um prato quente. Na receita, o caldo verde é preparado com a Linguiça Defumada Fininha Seara e Bacon Pedaço Seara, que dão um toque especial.

13. Queijadinha cremosa é uma das comidas de festa junina mais emblemáticas

Para fechar a lista com chave de ouro, experimente a Queijadinha Cremosa, um dos doces de festa junina mais emblemáticos, feito com parmesão ralado, leite condensado, coco seco e Doriana Cremosa sem sal. A queijadinha cremosa é um doce fácil de fazer em casa, que fica pronto em menos de 1 hora e ainda pode ser incrementado com goiabada ou queijo parmesão ralado, fica uma delícia de qualquer jeito!

Agora é só pegar a lista de festa junina, comidas salgadas e doces, escolher quais pratos típicos da festa de São João você vai testar em casa e curtir o arraiá com uma mesa cheia de delícias!

Ver mais:

Dicas de Cozinha Receitas de Festa Junina

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
19.May

Aves

Receitas com filé de frango para fazer um almoço ou jantar rápido

Image Card
19.May

Aves

5 receitas práticas para fazer com steak de frango

Image Card
19.May

Dicas de Cozinha

Esfriou! 8 receitas de sopa deliciosas para preparar no jantar

Image Card
19.May

Aves

Como fazer frango cozido: 7 passos para um preparo simples e rápido

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas