Matérias

imagem

Matérias

Salpicão de frango combina com o que? 4 opções de pratos para servir junto

Saiba o que fazer para acompanhar seu salpicão

Por Minha Receita

O salpicão de frango está entre as receitas com frango desfiado mais práticas e saudáveis, além de refrescantes. A combinação de frango com ingredientes como maionese, cenoura, azeitonas, milho, ervas finas e batata palha já é gostosa e nutritiva por si só, mas o prato também fica incrível com uma série de acompanhamentos. Para este ícone da culinária brasileira não existem regras: você pode adicionar ou retirar ingredientes de acordo com o seu paladar. Pode, inclusive, substituir a clássica maionese. O salpicão com creme de leite, por exemplo, é ainda mais leve e cremoso. E como salpicão bom é salpicão gelado, a dica da vez é aproveitar o tempo que o prato está na geladeira para preparar outros acompanhamentos. Confira 5 deles. 

Salpicão tradicional: descubra o segredo para acertar no sabor 

Antes de se inspirar nos pratos para servir junto, vale aprender o segredo que deixa qualquer salpicão mais saboroso, não importa os acompanhamentos: o frango precisa ser bem temperado. Para quem adora praticidade, dá para usar um frango já desfiado e temperado na receita, como o Peito de Frango Desfiado Prepara Fácil da Seara. Ele já vem cozido e levemente temperado, ou seja, você terá pouquíssimo trabalho na hora de criar o salpicão perfeito! E você pode, ainda, adicionar outros temperos prediletos para intensificar o sabor. Vale caprichar com cebola, alho e pimenta-do-reino, além de ervas finas, salsa, cebolinha ou coentro. 

Se optar por temperar o frango do zero, antes de levar à panela (que pode ser comum ou de pressão) corte o peito de frango em cubos médios, doure com alho e cebola e, depois, adicione os temperos escolhidos. Depois que o frango estiver desfiado e temperado a seu gosto, pode partir para os demais ingredientes. O salpicão tradicional costuma levar: 

  • Batata 
  • Cenoura
  • Azeitona verde ou preta
  • Maçã verde
  • Uva-passa
  • Milho
  • Batata palha ao servir

A gente gosta de lembrar que nem todos são obrigatórios, ok? Vale adicionar ou retirar ingredientes de acordo com o seu paladar e o dos seus convidados!

1. Salpicão de frango com batata fica delicioso de várias formas 

Batatas combinam superbem com salpicão – não é à toa que a batata palha é imprescindível no prato, não é mesmo? Só que elas também podem aparecer de outras três formas: a primeira é amassada e misturada ao salpicão, como mostramos nesta receita, enquanto a segunda é assada no forno. Já a terceira sugestão é a batata ao murro. Esse nome divertido nada mais é do que dar um leve murro na batata para que ela fique com um formato mais achatado. 

Dê uma olhada em como fazer cada batata e escolha sua favorita: 

Batata amassada: a ideia é que ela se misture ao salpicão. Basta cozinhar em água com sal, amassar e, então, juntar ao frango já desfiado do salpicão. 

Batata assada: essa é uma versão mais refinada e bonita do legume. A dica é cortar as batatas em formato canoa, temperar com alecrim, sal e azeite e levá-las ao forno. Além do corte bonito, o gosto e o aroma ficam incríveis.

Batata ao murro: abra um pano de prato em uma bancada e coloque uma batata cozida por vez ainda quente sobre ele. Dobre o pano sobre a batata e dê um leve murro sobre ela (não deposite muita força para não desmanchá-la). Disponha as batatas sobre uma assadeira untada com azeite e tempere-as com tomilho, azeite e sal. Leve ao forno até que fiquem douradas e pronto!

2. Salpicão de frango cai bem com churrasco

Um bom churrasco precisa ter acompanhamentos refrescantes e leves. Por isso, o salpicão combina superbem com a ocasião. Por ser servido gelado, ele dá frescor ao ser saboreado junto com picanha, linguiça, coração e até costela na grelha. A vantagem é que você leva pouco tempo para preparar: aproveite enquanto as carnes são preparadas na churrasqueira para cozinhar os ingredientes necessários e depois misturá-los. Se quiser, acrescente a famosa farofa de bacon, presença marcada no churrasco brasileiro.

3. Salpicão de frango com salada verde e iogurte  garante refeição saudável

Se a ideia é seguir na linha de refeição mais saudável, saiba que o salpicão também cai bem com salada verde. Capriche na escolha das folhas para deixar seu prato mais rico em nutrientes, como alface-romana, alface-americana e folhas de rúcula, que já garantem um acompanhamento bonito e bem gostoso. Tempere com azeite e sal a gosto para dar mais sabor e acrescente um molho como gran finale: molho de maracujá, mostarda e mel e aioli – molho de alho – são algumas sugestões. 

Outra ideia para deixar seu salpicão mais saudável é prepará-lo com iogurte natural em vez da clássica maionese, como nesta receita. Basta adicionar o iogurte por cima do frango já desfiado, misturá-lo com os demais ingredientes e levar à geladeira para servir gelado. 

4. Combine o salpicão de frango com frutas para um paladar agridoce

Para os amantes dos pratos agridoces, o salpicão de frango combina com frutas, o que é uma ótima ideia para quem não curte muito as polêmicas uvas-passas. Além disso, as frutas dão ainda mais leveza ao prato em dias quentes. Você pode acrescentar fatias finas da tradicional maçã ou maçã verde, melão e até pêra. Se gostar de um sabor mais exótico e azedinho, vá no abacaxi, que pode ser acrescentado em pedaços ou em calda. A dica de ouro para que o salpicão com frutas fique gostoso e leve é combinar com creme de leite em vez da maionese.

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

2.fev

Aves

10 erros que você está cometendo ao fazer frango

28.jan

Aves

Diferenças entre temperar e marinar frango

2.jan

Aves

Almôndegas, frango empanado em crosta de grãos e mais 3 proteínas para receitas rápidas

2.jan

Aves

7 receitas com frango perfeitas para o verão

Mais Matérias