img-facebook

Receitas Fáceis

Receitas Fáceis

Receitas Fáceis

Purê de Batata com Queijo

Rendimento

1 porção

Preparo

40 minutos

Ingredientes

  • 400ml de leite integral
  • 400g de batata Asterix sem casca e picada
  • 120ml de creme de leite fresco
  • 4 colheres de sopa de Doriana gelada
  • Noz-moscada a gosto
  • 150g de queijo gruyère ralado
  • 150g de queijo minas padrão ralado

Modo de preparo

  1. Em uma panela em fogo baixo, junte as batatas e o leite. Cozinhe até as batatas ficarem macias. Escorra as batatas e reserve o leite;
  2. Apoie uma peneira fina sobre uma panela, passe as batatas cozidas por pela peneira com auxílio de uma colher. Volte com as batatas para o fogo baixo e junte ½ xícara do leite reservado. Adicione o creme de leite fresco, a Doriana, a noz moscada ralada a gosto e mexa até que se forme um purê liso e homogêneo;
  3. Desligue o fogo, junte os queijos e mexa até que estejam incorporados à mistura de batata. Sirva imediatamente.

Aprenda a fazer o clássico purê de batata com queijo e delicie-se com essa receita francesa

O purê de batata com queijo é uma receita de acompanhamento da culinária francesa que costuma fazer sucesso com inúmeros tipos de pratos. Seu preparo combina um purê de batatas cremoso com uma generosa quantidade de queijos, que pode ser parmesão ralado, gruyère e muçarela. Feito de maneiras diferentes, um dos pontos principais da receita de aligot, como também é conhecido, é a cremosidade. Por isso, algumas receitas ensinam a fazer o purê de batata com creme de leite e queijo, que é a melhor forma de alcançar o ponto correto do prato.

Nosso preparo ensina a fazer uma receita de purê de batata com queijo clássica, com um bom equilíbrio entre as batatas e o queijo, fazendo com que o aligot fique elástico. O segredo é simples: para aprender como fazer purê de batata cremoso com queijo, basta juntar as batatas e o leite em uma panela e cozinhar o legume até que ele fique macio. Depois, reserve o leite e passe as batatas por uma peneira, para formar um purê cremoso. O último passo é levar essa mistura ao fogo baixo com apenas ½ xícara do leite reservado e adicionar o restante dos ingredientes, que são o creme de leite fresco, a margarina Doriana e a noz-moscada ralada a gosto.

Como fazer purê de batata com queijo: finalize a receita com uma generosa quantidade de gruyère e minas padrão

Quando o purê de batata estiver pronto, chegou a hora de juntar os queijos da receita e misturar bem até que eles estejam incorporados às batatas. O modo de preparo ensina a adicionar uma combinação de queijos gruyère e minas padrão, pois eles trazem mais acidez ao prato e formam uma boa mistura de sabor, mas você também pode escolher os queijos de acordo com a sua preferência. Quando o purê com queijo ficar elástico, ou seja, no ponto de “aligot”, está pronto!

Margarina Doriana dá um sabor especial ao purê de batata com queijo

Além de ajudar na cremosidade, a margarina Doriana Cremosa com Sal dá um sabor especial à receita de purê de batata com queijo. Seu sabor suave e a sua cremosidade extra, contribuem para um purê com queijo de textura aveludada, deixando o preparo ainda mais gostoso para acompanhar as receitas de almoço e jantar, como um polpetone à parmegiana e um lombo de porco assado com barbecue.

Ver mais:

Receitas Fáceis

Receitas relacionadas

Confira outras receitas

Image Card

Frios e Embutidos

Macarrão com Presunto e Queijo

Sugestão de almoço prático

2 porções • 40 minutos

Image Card

Frios e Embutidos

Rondelli de Presunto e Queijo

Receita deliciosa e fácil

4 porções • 45 minutos

Image Card

Peixes e Frutos do Mar

Filé de Merluza ao Curry

Almoço prático e saboroso

2 porções • 45 minutos

Mais Receitas

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas