img-facebook

Matérias

Matérias

10 doces de festa junina para rechear a mesa do seu arraiá

Pé de moça, queijadinha cremosa, curau de milho e brigadeiro de maçã do amor e outras comidas típicas de festa junina

Por Minha Receita

Pé de moça, queijadinha cremosa, curau de milho e brigadeiro… Esses são alguns dos doces de festa junina que costumam fazer sucesso na época mais gostosa do ano. Além dos clássicos, há ainda os preparativos originais, como o brigadeiro de churros, o brigadeiro de maçã do amor e o bolo de amendoim, que adoçam o cardápio de comidas típicas de festa junina com um sabor especial.

Na lista de festa junina, comidas salgadas e doces, são imprescindíveis! E para testar todas essas ideias na sua festa, a seguir, nós separamos uma lista com 10 doces de festa junina que merecem fazer parte do seu arraiá. Aqui, você vai encontrar receitas para festa junina, como o arroz doce simples, o pé de moleque e o bolo de festa junina!

1. Pé de moça é um doce de festa junina tradicional

O Pé de Moça é uma comida típica de festa junina que não pode ficar de fora da festa. Macio e com textura tipo puxa puxa, esse doce de festa junina leva açúcar, leite condensado, amendoim torrado, cacau em pó e margarina Doriana no seu preparo. Para fazer um doce pé de moça caseiro, basta começar pelo caramelo e, depois, juntar os demais ingredientes na panela até engrossar.

2. Pé de moleque é um doce de festa junina parecido com o pé de moça, mas com textura crocante

O Pé de Moleque é um dos doces de festa junina clássicos, feito com amendoim torrado, Doriana com sal, açúcar, água e glucose de milho. Diferente do pé de moça, a receita tem textura crocante e não leva leite condensado no preparo. Para que o seu pé de moleque fique no ponto certo, basta preparar o caramelo com a glucose de milho, desenformando o doce somente quando estiver esfriado por completo.

3. Queijadinha cremosa é um dos doces de festa junina mais antigos

A Queijadinha Cremosa é uma receita de festa junina feita com coco, parmesão ralado e leite condensado (ou bastante açúcar) que veio de Portugal, mas se popularizou no Brasil há muitos anos. Nossa queijadinha tem o formato de uma empada e o interior é macio, enquanto a parte de fora é crocante e douradinha. Para fazer esse doce de festa junina dar certo, coloque a assadeira em cima de um recipiente com água quente e cozinhe a queijadinha cremosa em banho-maria até dourar por fora.

4. Arroz doce simples é um doce de festa junina fácil preparado com leite condensado, açúcar e especiarias

O arroz doce é uma das receitas de festa junina mais conhecidas no mundo todo! Preparado com Doriana com sal, leite, leite condensado, açúcar e especiarias, sua origem é incerta, mas sempre está presente nos arraiá brasileiros. Para fazer a nossa receita de Arroz Doce Simples, basta seguir o modo de preparo e finalizar com canela polvilhada.

5. Doce de amendoim é uma comida típica de festa junina que pode rechear a mesa do seu arraiá com um sabor especial

O Doce de Amendoim é um doce de festa junina que deixa qualquer arraiá com um sabor especial. Clássico dos clássicos, ele é feito com amendoim triturado, Doriana sem sal, leite e açúcar. Para fazer a receita, a margarina sem sal é o tipo mais indicado, já que tem um sabor suave e contribui para a cremosidade da receita de festa junina. Quando esfriar por completo, basta desenformar, cortar em cubos e passar o doce de amendoim no açúcar de confeiteiro.

6. Curau de milho é um doce de festa junina tipicamente brasileiro, feito com creme de milho verde, açúcar e canela

Conhecido também como curau, jimbelê e canjica, o Curau de Milho é uma receita de festa junina tipicamente brasileira, que tem origem africana e se tornou bastante comum nos arraiás de São João. Esse clássico doce de milho feito com milho congelado, Doriana sem sal, leite, açúcar e servido com canela polvilhada deve ser feito no liquidificador e cozido na panela até engrossar e ficar no ponto ideal.

7. Brigadeiro de churros é um doce de festa junina ideal para quem gosta de experimentar novos sabores

Parecido com o brigadeiro de amendoim, o Brigadeiro de Churros é uma receita para festa junina criativa, que combina brigadeiro branco com uma pitada de canela em pó. Para fazer o doce, você deve usar a Doriana sem sal, com o objetivo de criar uma textura cremosa. Na hora da finalização, passe no açúcar cristal com canela e junte uma pequena porção de doce de leite em cima de cada docinho, formando um pequeno suspiro.

8. Bolo de amendoim é um doce de festa junina que todo mundo ama

O amendoim é a estrela principal dos doces de festa junina e, por isso, nós também separamos uma receita de Bolo de Amendoim torrado com Doriana com sal para você testar em casa. O preparo é simples: basta juntar ovos, leite, margarina e açúcar no liquidificador até ficar homogêneo. Depois, adicione o amendoim e a farinha de trigo e misture com um batedor de arame para não empelotar. Com a mistura pronta, junte o fermento e leve o doce de festa junina para assar até que esteja levemente dourado.

9. Brigadeiro de maçã do amor foi inspirado na maçã do amor, uma comida típica de festa junina

Se você já experimentou a maçã do amor, provavelmente vai se apaixonar pelo nosso Brigadeiro de Maçã do Amor! Feito com Doriana sem sal e coberto por uma calda de açúcar tingida de vermelho, esse doce de festa junina consegue deixar a mesa de arraiá mais saborosa e criativa e, por isso, é uma boa aposta para impressionar os seus convidados. Para preparar o brigadeiro de maçã do amor, basta fazer a receita tradicional de brigadeiro branco e espetar em palitinhos de bambu para levar ao freezer. Depois, prepare a mesma calda da maçã do amor e envolva os docinhos.

10. Bolo de milho de espiga é um bolo de festa junina saboroso e bem simples de fazer em casa

O Bolo de Milho de Espiga também faz parte da lista de doces de festa junina tradicionais e tem um preparo simples – por isso, pode ser feito rapidamente! Para garantir que o bolo fique úmido e fofinho, seu preparo leva Doriana Cremosa, que garante uma textura especial. Já o toque final fica por sua conta! Se quiser que o quitute fique crocante, você ainda pode fazer uma calda para bolo de açúcar e despejar sobre o bolo de festa junina.

E aí, já sabe quais desses doces de festa junina você vai experimentar?

Ver mais:

Dicas de Cozinha Receitas de Festa Junina

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
29.Jun

Dicas de Cozinha

4 dicas para fazer peixe cozido simples e delicioso

Image Card
29.Jun

Dicas de Cozinha

Pizza de frigideira: receita simples para fazer um lanche delicioso com frios

Image Card
27.Jun

Aves

10 ideias de tempero para frango para usar em qualquer receita

Image Card
27.Jun

Aves

Arroz com frango: 5 receitas diferentes para inovar no prato prático e delicioso

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas